5 de outubro de 2004 - 09:05

Sem-terra bloqueiam BR entre Pora Porã e Antonio João

 

Com pneus, troncos e galhos de árvores cerca de 700 sem-terra ligados à Fetagri (Federação dos Trabalhadores Rurais) bloqueiam trecho da BR-164, entre Ponta Porã e Antônio João, desde às 8h. A informação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Ponta Porã, Isaltino de Oliveira.

De acordo com o sindicato, a manifestaçã pretende chamar atenção do governo federal sobre o novo sistema de assentamento a ser implantado para os assentamentos rurais. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) criou o assentamento sócio-proprietário, onde cada família de sem-terra recebe uma pequena área de 3 hectares e o que sobrar da área da fazenda é destinado ao trabalho coletivo para as famílias plantarem em sistema de cooperativa.

Os sem-terra do acampamento Itamaraty não concordariam com essa nova política de assentamento e por isso decidiram protestar. Em Mato Grosso do Sul o Incra prevê o assentamento de 7.500 famílias até o fim do ano; até agora 4.500 já têm terra garantida. O restante está em processo de análise.

 

Mídia Max