5 de outubro de 2004 - 08:02

El Niño volta a preocupar os agricultores

Depois de uma série de furacões e tufões, os rumores de que o El Niño está se formando no Pacífico não são boa notícia para os agricultores que vêm sendo castigados por fenômenos climáticos. Meteorologistas internacionais estão alertando sobre a possibilidade da ocorrência do El Niño nos próximos meses, o que poderia levar enchentes a algumas regiões das Américas e secas ao Sudeste da Ásia e à Austrália.

"No último mês e meio houve várias previsões elevando a probabilidade de que haja um El Niño", disse Tobin Gorey, economista do Commonwealth Bank, em Sydney. O El Niño acontece quando a temperatura do Pacífico, próximo à América do Sul, ficam acima do normal. A redução dos ventos alísios pode agravar o problema.

O impacto pode alcançar partes longínquas do mundo, como ocorreu em 1997/98. Em 2002 houve um El Niño "leve". "O El Niño de fraco a moderado de 2002/03 causou seca generalizada, devastando regiões agrícolas na maior parte da Austrália", disse Mike Coughlan, chefe do Centro Nacional do Clima do Departamento Australiano de Meteorologia.

Mark Spencer, estrategista-chefe da Merrill Lynch, disse que uma ampla variedade de empresas agrícolas poderiam sofrer, e países importadores como a China teriam de enfrentar um drástico aumento nos preços no caso de estiagem global.
 
 
Agrolink