5 de outubro de 2004 - 07:58

Monsanto e Cargill comercializa soja baixo teor de gordura

Monsanto e Cargill Incorporated anunciaram ontem (04-10) que a Cargill participará do processamento da soja de baixo teor linolênico da Monsanto e comercializará o óleo Vistive que será usado na indústria de alimentos. A soja Vistive, lançada em setembro pela Monsanto, reduzirá a necessidade de hidrogenação parcial do óleo de soja, ajudando as empresas do setor de alimentos a reduzir a presença de ácidos graxos trans em seus produtos.

Em 2005, a Cargill terceirizará o cultivo de soja Vistive em 123,6 mil hectares. A Cargill pagará um prêmio aos produtores contratados para o cultivo da Vistive, depois esmagará e venderá o óleo processado para companhias do setor de alimentos.

A soja Vistive, desenvolvida por um processo de produção convencional, contém menos de 3% de ácido linolênico em comparação com o teor comum de 8% encontrado na soja tradicional. O resultado é um óleo mais estável, com menor necessidade de hidrogenação. Como a soja com um teor mais baixo de ácido linolênico reduz a necessidade de hidrogenação parcial, sua utilização nos óleos de soja processados reduz a presença de ácidos graxos trans no óleo de soja processado.

Mais saudável

O desenvolvimento da Vistive é importante porque, a partir de 1 de janeiro de 2006, todos os produtos do setor alimentício e suplementos dietéticos que apresentam no rótulo o valor nutricional, regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA) - a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos - serão obrigados a indicar o teor de ácidos trans.

"Considerando a demanda de alternativas aos alimentos que contêm ácidos graxos trans, toda a nossa indústria se dedicou ao desenvolvimento de novas estratégias", disse Stan Ryan, presidente da filial de Temperos, Molhos e Óleos da Cargill. "A soja Vistive é uma estratégia inovadora para cuidar da questão dos ácidos graxos trans, e estamos muito orgulhosos por participar da solução".

"A Vistive sustenta a crescente demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis e representa importante investimento no futuro sucesso da indústria de soja nos EUA", disse Ryan. A soja tem a variedade Roundup Ready e tem o mesmo desempenho das principais variedades do grão. Em 2005, estará disponível na marca Asgrow da Monsanto.

A Cargill processará esse nova variedade nas fábricas de Iowa Falls, Cedar Rapids e Des Moines, Iowa. Jim Sutter, vice-presidente de processamento de grãos e oleaginosas da Cargill, explicou que os produtores que participam do programa Vistive de 2005 colherão os benefícios da produção de uma soja de qualidade superior em uma região extremamente acessível às instalações de processamento.
 
Agrolink