5 de outubro de 2004 - 07:48

PT é a sigla mais votada e PMDB a que mais cresce

O PT foi o partido que recebeu maior número de votos em todo o País, com 16,31 milhões, durante o primeiro turno das eleições municipais, enquanto o PMDB foi o que mais cresceu. A conclusão é da apuração final nos 5.562 municípios, concluída ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSDB foi o segundo mais votado, com 15,69 milhões.

O PMDB, que obteve 14,2 milhões de votos, teve o maior número de prefeitos eleitos com 1.048 cidades, excluindo nove municípios onde o resultado oficial ainda não foi divulgado. Com isso, foi a sigla que mais cresceu, seguida do PSDB (861), PFL (790), PP (550) e PTB (421). O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu 400 prefeitos, mais do que o dobro do pleito de 2000 - 187 eleitos.

Somente em São Paulo, o PT já elegeu 53 prefeitos e disputará outras cinco prefeituras no segundo turno. Em todo o País, até o final da eleição, o partido tem chance de eleger 36 prefeitos, enquanto o PSDB pode ir a 30.

O TSE deve divulgar os resultados oficiais do primeiro turno da eleição municipal hoje. Segundo a assessoria de imprensa do TSE, em pelo menos oito cidades o resultado ainda não foi oficializado porque os juízes eleitorais dos tribunais locais não confirmaram o pleito. Já na cidade de São Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, o resultado não foi proclamado porque os únicos dois concorrentes, Zé Quita (PSDB) e Zezé Camilo (PFL), estão "sob judice," o que significa que ambos respondem a algum processo na Justiça.

 

Terra Redação