4 de outubro de 2004 - 17:42

MEC descredencia 55 cursos de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), agência de fomento à pesquisa ligada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta segunda-feira a avaliação de 1.819 programas de pós-graduação em universidades de todo país.

A entidade considerou que 55 programas não alcançaram a qualidade mínima para poderem continuar em funcionamento e indicou o descredenciamento dos cursos nessas universidades. “Aqueles cursos que não atingiram o desempenho mínimo terão de ser descredenciados”, disse o diretor de Avaliação da Capes, professor Renato Janine.

A Capes optou por não divulgar os nomes das instituições a serem descredenciadas. As instituições podem recorrer da decisão num prazo de 30 dias e a Capes terá outros 30 dias para decidir se reconsidera a decisão. De acordo com entidade, os responsáveis pelos programas serão comunicados e poderão continuar funcionando, mas sem seu reconhecimento. “Esperamos receber muitos recursos, mas é raro fazer uma correção de conceito”, explicou o diretor.

Segundo Janine, os alunos matriculados nesses cursos de mestrado e doutorado deverão continuar normalmente a pós-graduação e receberão o diploma validado pelo MEC, mas não será permitido que essas faculdades publiquem edital para novos processos de seleção. “É improvável que alguém seja prejudicado, perto do total de programas não chega nem a 3%”, argumentou.

A avaliação é realizada a cada três anos e após o processo de análise, cada curso avaliado recebe uma nota que varia de 1 a 7. No total foram avaliados 1.726 cursos de mestrado e 1.020 cursos de doutorado em instituições públicas e particulares de todo país.
 
 
Agência Brasil