4 de outubro de 2004 - 13:45

PT e PSDB saem das urnas como campeões de votos

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o virtual vencedor do primeiro turno da eleição municipal de 2004. A legenda saiu das urnas neste domingo com 14,3 milhões de votos, quase 1 milhão à frente do PSDB, com 13,4 milhões de votos. Tucanos e petistas, que já polarizaram o pleito nacional de 2002 e o municipal deste ano, credenciam-se novamente como as duas maiores forças partidárias do País para o confronto eleitoral de 2006, quando o País elegerá o presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais.

Ainda no primeiro turno, o PT conquistou capitais de dois grandes Estados - Minas Gerais e Pernambuco, saindo com um patrimônio de mais de 1,3 milhão de votos em Belo Horizonte e Recife. Seu rival tucano não amealhou nenhuma. No segundo turno, o partido está no páreo em alguns dos Estados de maior peso político e econômico do País, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul - nos dois primeiros, em disputa exatamente com o PSDB.

Eufórico enquanto acompanhava a contagem de votos, no final da noite de domingo, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) lembrava que, há apenas quatro anos, seu partido saía da eleição municipal como o quarto mais votado do País, atrás de PSDB, PMDB e PFL. "Nós temos grande chance de ser o primeiro partido em número de votos, o que é um resultado espetacular", disse o líder do governo no Senado.

A contagem apontava que o PMDB fecha o primeiro turno da eleição municipal como a terceira maior força partidária do País na preferência do eleitorado ao contabilizar mais de 12,2 milhões de votos. O PFL é o quarto colocado, com 9,6 milhões de votos; e o PP, o quinto, com 5,3 milhões. São seguidos pelo PDT, com 4,7 milhões; o PTB, com 4,3 milhões; o PPS, com 4,1 milhões; o PL, com 4,04 milhões; e o PSB, com 3,9 milhões.

 

Estadão