2 de outubro de 2004 - 10:52

Empresas violam código para venda de alimentos de bebês

Um estudo publicado no British Medical Journal afirma que fabricantes de leite em pó e outros produtos para bebês estão violando códigos internacionais quando vendem seu produto para países da África Ocidental.

Os pesquisadores descobriram que o código foi violado na venda de 40 produtos, muitos fabricados por gigantes do setor, como Danone e Nestlé.

Alguma companhias não incluíram nas embalagens declarações sobre os benefícios da amamentação materna, instruções sobre a preparação e a forma de estocagem adequadas ou alertas sobre os riscos para a saúde resultante do uso impróprio desses substitutos.

Outras davam amostra grátis e presentes para que trabalhadores da área de saúde promovessem seus produtos.

O relatório também acusou essas empresas de afirmarem que seus produtos serviriam para melhorar a saúde dos bebês.

Em 1982, a Assembléia Mundial de Saúde adotou um código internacional que estabelece um padrão mínimo para assegurar o uso correto do leite.

A pesquisa foi feita no Togo - um país sem legislação para o marketing de substitutos do leite materno - e também em Burkina Faso, que tem leis tratando desse assunto.

O resultado mostra que os códigos de marketing estão sendo ignorados em níveis semelhantes nos dois países.

Os pesquisadores verificaram instalações de saúde, lojas de alimentos, pontos de distribuição e anúncios na imprensa.

De acordo com o código internacional, os governos têm que garantir que exista informação, treinamento e sistemas de monitoramento adequados para que suas determinações sejam cumpridas.

Os autores da pesquisa descobriram que 90% dos fabricantes jamais tinham ouvido falar no código e que quase 65% das mães nunca receberam conselhos sobre amamentação. (bbc).

 

 

ABN