2 de outubro de 2004 - 10:15

Pesquisa mostra números diferentes em Itaquiraí

 

Pesquisa de intenção de voto realizada em Itaquiraí pela empresa Opinião – Instituto de Pesquisa Ltda., de Fátima do Sul, aponta a vitória no dia 3 de outubro, do candidato à reeleição, prefeito Edson Vieira – Eid, que subiu mais 2,8 pontos na preferência dos eleitores.

Nessa pesquisa, realizada nos dias 27 a 29 de setembro, foram ouvidas 500 pessoas na zona urbana e zona rural de Itaquiraí, incluindo os assentamentos. 281 entrevistados citaram que votariam em Eid/Careca se a eleição fosse hoje, garantindo 56,2% da preferência do eleitorado. A candidata Sandra do PT receberia 202 votos, ficando com 40,4% da intenção dos votos. A diferença de Eid é de 81 votos, significando 15,8 pontos de vantagem. Na pesquisa anterior, a vantagem de Eid foi de 13 pontos.

Responderam ao questionário do sistema de pesquisa espontânea 264 homens e 236 mulheres. A margem de erro, segundo a estatística Vera Lúcia Candiani, responsável pela metodologia da pesquisa, é de 4,18% para mais ou para menos, com o sistema garantindo confiança num intervalo de 95%, principalmente porque foram ouvidas 500 pessoas num local que tem um colégio eleitoral de 11.079 eleitores.

A pesquisa da Opinião foi registrada junto ao Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Naviraí sob o número 643/04, estando à disposição dos candidatos, representantes de coligações e Ministério Público Eleitoral.

Coordenadores da campanha da candidata Sandra do PT, coligação “Itaquiraí no Caminho Certo” registraram no Cartório Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, em Naviraí, pesquisa apresentando resultado diferente do registrado pela empresa Opinião. Aliás, a coligação do PT, através de assessoria jurídica tentou impedir a divulgação de pesquisa anterior da Opinião, mas o pedido de liminar foi negado pelo juiz eleitoral, Amílcar Araújo Carneiro Júnior, que avaliou a metodologia aplicada e não encontrou nenhuma falha nos procedimentos, tendo em vista que os requisitos exigidos pela Lei Eleitoral foram todos cumpridos pela Opinião.

 

 

Dourados News