2 de outubro de 2004 - 09:54

Atentados a bomba matam 26 e ferem 84 na Índia

Ao menos 26 pessoas morreram e outras 93 ficaram feridas em duas explosões na cidade de Dimapur (Estado de Nagaland, no nordeste da Índia), neste sábado, segundo o jornal indiano "The Times of India".

Foi o pior ataque desde o cessar-fogo selado em 1997 entre o governo indiano e o principal grupo separatista da região, Conselho Nacional Socialista de Nagaland. A polícia local diz que o grupo pode ter retomado a luta pela independência da região.

A primeira explosão aconteceu numa estação de trem em Dimapur, matou 11 pessoas e deixou vários feridos, de acordo com C. Kuki, inspetor policial.

Poucos minutos depois, uma segunda bomba explodiu numa área comercial chamada de "Hong Kong", também em Dimapur, matando quatro pessoas e ferindo um número desconhecidos de transeuntes. Policiais investigam se as duas explosões estão relacionadas.

No bairro são comercializados produtos chineses e voltava a funcionar um dia após as comemorações do 135º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi (líder indiano que combateu o domínio inglês na Índia e conquistou a independência do país em 1947), nesta sexta-feira.

Uma outra pessoa morreu em uma terceira explosão no bairro Kokrajhar, próximo ao local das duas primeiras explosões, mas não estava claro se estavam ligadas.

Segundo a polícia local, as explosões foram provocadas com o explosivo plástico RDX --um dos componentes do C-4, um explosivo plástico militar do qual também foram achados resquícios em vários atentados atribuídos à rede Al Qaeda.

"A condição de muitos dos feridos é bastante crítica e o número de mortos pode subir", disse o chefe do governo local, Neiphiu Rio, segundo o jornal indiano.

 
 
Folha Online