1 de outubro de 2004 - 17:44

Uma tragada no cigarro pode danificar DNA

Uma única tragada num cigarro já pode danificar o DNA de uma pessoa, o primeiro passo para o câncer e para doenças cardíacas, disseram pesquisadores na sexta-feira.

É claro que é necessário mais que isso para chegar à doença, mas a equipe da Universidade de Pittsburgh ficou surpresa com a pequena quantidade de fumaça suficiente para causar os danos iniciais.

William Saunders e sua equipe estudou os efeitos da fumaça do cigarro nos fibroblastos humanos, células comuns do tecido conectivo que une as partes do corpo.

Eles expuseram grupos de células em crescimento à fumaça liquefeita do cigarro e observaram que os cromossomos que carregam o DNA foram separados nas duas extremidades. "Quebras na dupla-fita são consideradas o tipo mais mutagênico de dano ao DNA, porque as extremidades separadas podem se unir a outros cromossomos da célula", disse Saunders num comunicado.

Isso aconteceu com quantidades muito pequenas de fumaça, afirmou o pesquisador. O trabalho deve ser apresentado na reunião da Sociedade de Agentes Mutagênicos Ambientais, que acontece no fim de semana em Pittsburgh.

O fumo provoca câncer de pulmão e também está associado à ocorrência de câncer na bexiga, na laringe e no esôfago, além das doenças cardíacas.

"Infelizmente, nem um mundo de provas contra o fumo vão fazer todos pararem ou nem mesmo começarem a fumar. Talvez um objetivo de longo prazo devesse ser desenvolver cigarros que de alguma forma evitem o que observamos nas células de nosso laboratório", afirmou Saunders.

 

UOL