1 de outubro de 2004 - 17:39

Campanha convoca mulheres para exame preventivo

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde prosseguem, nesse sábado (02/10), com a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino. A coleta de preventivo se dará no período das 7h30min às 16h30min, em nove unidades básicas de saúde. As mulheres não precisam agendar horário para o exame, que será feito pelas enfermeiras das unidades. O mutirão será realizado ainda no dia 16 de outubro. A campanha é desenvolvida aos sábados para atrair, principalmente, as mulheres que não têm condições de procurar uma unidade de saúde durante a semana.

A coleta de material para exame será efetuada nas unidades básicas de saúde dos bairros Nova Bahia, Cel. Antonino, Vila Almeida, Coophavila II, Aero Rancho (Centro da Mulher), Guanandy (UBS Dona Neta), Moreninha III, Universitária e Tiradentes. Com exceção da Síndrome da Deficiência Imuno-adquirida (Aids), mal para o qual ainda não existe cura, nos casos dos cânceres de colo de útero e de mama os exames preventivos podem evitar o surgimento ou antecipar a cura das doenças. Em relação a Aids, mesmo não havendo cura, o tratamento oferecido gratuitamente no Brasil é capaz de reduzir, consideravelmente, a possibilidade de agravamento da doença.

A gerente técnica da Sesau, enfermeira responsável pela campanha, Mara Alice Real Gonçalves esclarece que a iniciativa visa, ainda, promover um alerta às mulheres quanto à necessidade de realização de exames preventivos de forma rotineira, pelo menos uma vez ao ano. “Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, que é simples, rápido e indolor, mas o medo maior que elas devem ter é de contrair uma doença sexualmente transmissível, como o HPV que não tratado pode gerar um câncer uterino”, adverte a gerente técnica.

Segundo a gerente Mara Alice, o câncer do colo de útero tem lenta progressão, quanto mais cedo a descoberta maior chance de cura”, informa O exame deve ser realizado anualmente naquelas mulheres que têm vida sexual (ativa ou não), em mulheres com idade acima de 40 anos, e mesmo naquelas que já não tem mais útero, e pode ser realizado inclusive em gestantes que estão com preventivo em atraso.
 
 
MS Noticias