1 de outubro de 2004 - 16:39

Projeto turístico rural europeu pode integrar fazendas de MS

 Pelo menos 13 fazendas localizadas no Pantanal Sul-Mato-grossense podem integrar o projeto “Europa das Tradições: uma visão transatlântica” que nasceu em Portugal e já inclui nove países ( Holanda, Irlanda, França, Reino Unido, Hungria, Eslovênia, Alemanha). No Brasil, único país da América do Sul a participar, o projeto é chamado de “Fazendas do Brasil” e congregam cerca de 50 empreendimentos, 23 fazendas em Minas Gerais, 17 no Rio de Janeiro e 15 engenhos e sítios localizados no Ceará.

A idéia é agregar uma rede de alojamentos rurais nesses países (fazendas no Brasil, solares em Portugal, chateaus na França e etc) para incrementar o turismo rural. Cada País oferece o que é de mais tradicional em sua região rural e a rede se encarrega de divulgar e encaminhar as vendas de pacotes. “A idéia é trazer estrangeiros para conhecer o turismo rural no Brasil e levar brasileiros para conhecer a vida no campo de países europeus”, resume o gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, Arnaldo Leite, entidade parceira na divulgação do turismo rural de Mato Grosso do Sul.

No Estado, as 13 fazendas são integrantes das três rotas turísticas recém lançadas com apoio do Sebrae/MS: rota Correntoso (Fazenda São Roque, Campos Lourdes, Santa Emília, São João ), Pantaneira (Fazenda Bahia Grande, Santa Inês, Guapé, Pequi e Olhos D’Água, ) e Caminhos do Pantanal (Fazenda Carandá, Santa Cruz, Cacimba de Pedra e 23 de maio). Para integrar o projeto “Europa das Tradições: uma visão transatlântica” as treze propriedades sul-mato-grossenses vão receber entre os dias 4 e 7 de novembro deste ano uma visita técnica dos representantes da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr). “A expectativa é que todas consigam ser aprovadas”, revela o gestor Arnaldo Leite.

Ele lembra que a participação de MS no projeto dependia da criação da Abraturr regional, o que foi feito durante a realização do II Seminário Estadual de Turismo Rural nos dias 8 e 9 de setembro, na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande. Quando foi eleito, como presidente da Abraturr/MS, o produtor rural Alexandre Costa Marques, da Fazenda Bahia Grande.

 
APn