1 de outubro de 2004 - 09:12

Globo Repórter mostra hoje belezas da Serra da Bodoquena

O programa Globo Repórter, da TV Globo, veicula hoje reportagem sobre o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que abrange os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho. A reportagem, que vai ao ar após a novela das 20h, mostrará animais que habitam na região e os projetos desenvolvidos no parque para o estudo e preservação da fauna e flora.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado oficialmente no dia 21 de setembro de 2000, graças a empenho do governador Zeca do PT junto ao então presidente Fernando Henrique Cardoso. A área possui 76.480 hectares com predomínio de Mata Atlântica. Ainda em dezembro de 2000, o governador criou o Parque Estadual de Nabileque, integrando todo o ecossistema sul-mato-grossense.

O Globo Repórter vai mostrar as belezas naturais das matas virgens da Serra da Bodoquena e também a fauna, composta por animais como tamanduás, tucanos e veados. A equipe de reportagem acompanhou um passeio de balão sobre uma serra de pedras gigantes e acompanhou o trabalho de cientista que cuida das onças pantaneiras, o maior felino das Américas. Também será exibida uma matéria sobre a expedição que mapeou a biodiversidade de peixes dos rios da Serra da Bodoquena.

Em seu bioma, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é dominado pela mata atlântica, floresta estacional semidecidual, cerrado. A fauna é composta por suçuarana, onça pintada, gavião real, lobinho, lobo-guará, paca, cutia, anta e várias espécies de invertebrados.

As belezas naturais do Estado, englobando a Serra da Bodoquena e o Pantanal também foram tema de uma série de reportagens mostradas pela TV Record este ano, através do programa Repórter Record.
 
 
APn