1 de outubro de 2004 - 08:13

Institutos também divergem em resultados de pesquisas

A exemplo de outros municípios da região, dois institutos também divergem em resultados de pesquisas realizadas em Caarapó, praticamente no mesmo período de trabalho, número de entrevistados, margem de erro e intervalo de confiança. As empresas Atlas Assessoria Contábil e Pesquisas Ltda e Opinião-Instituto de Pesquisas Ltda são as responsáveis pelos gráficos abaixo editados, que apuram resultados da disputa eleitoral entre os candidatos Mateus Palma de Farias (PL), da coligação “Desenvolvimento, Emprego e Cidadania”, formada pelo PL, PT, PTB, PDT, PSDB, PP, PSDC e PRP, e do atual vice-prefeito Mário Duran Leitão (PPS), da coligação “Novos Caminhos”, composta pelo PPS, PMDB, PFL, PHS, PMN, PSB, PV e Prona.
Segundo o instituto Opinião, Mateus Farias lidera com 53,8%, contra 38,2% de Mário Duran, com 8% de indecisos e não opinaram. Esta pesquisa foi realizada no período de 26 a 28, na sede do município e nos distritos de Cristalina e Nova América, bem como na Reserva Indígena. Foram entrevistados 500 eleitores,com uma margem de erro de 4,21% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Cartório Eleitoral da 28ª Zona, sob o número 185/2004.
Já o instituto Atlas Pesquisa apresenta um resultado inverso, com Mário Duran na frente com 44,91% e Mateus farias em segundo, com 39,62% das intenções de voto. Os que não opinaram e indecisos representam 15,47% dos entrevistados. Realizada no período de 27 a 28, também na sede, distritos e reserva indígena, o instituto entrevistou 530 eleitores, com uma margem de erro de 4,08% para mais e para menos. A pesquisa, a exemplo da anterior, também foi registrada na 28ª Zona Eleitoral, sob o número 184/2004.
Recentemente, o Diário MS editou duas pesquisas realizadas nas mesmas circunstâncias, no município de Deodápolis, pelos institutos Atlas Pesquisas e Ipems/MidiaMax/Primeira Hora, que também apresentam divergências marcantes, principalmente, entre dois dos três candidatos a prefeito.
 
 
 
 
 
Diário MS