1 de outubro de 2004 - 08:07

Ofensiva para recuperar Samarra mata 94 iraquianos

A ofensiva feita por forças americanas para recuperar o controle da cidade de Samarra, 100 quilômetros ao norte de Bagdá, deixou 94 mortos, segundo um comunicado militar americano. Ao menos 23 civis morreram nos confrontos e 45 ficaram feridos, segundo um médico do hospital da cidade.

As tropas dos EUA, apoiadas por iraquianos, realizaram ataques aéreos e combates terrestres contra os rebeldes. O centro de Samarra e a maior parte das áreas próximas está agora sob controle da polícia iraquiana, afirmou o Ministério do Interior do país.

No entanto, o diretor do Hospital de Samarra, Jaled Ahmed, disse que o depósito de corpos recebeu somente 25 mortos e 35 feridos até as nove da manhã hora local.

Samarra é considerado um dos feudos da insurgência sunita que luta contra a ocupação e era, junto a Faluja, uma das zonas que escapava ao controle do governo iraquiano e das tropas estrangeiras que garantem sua segurança.

Militares norte-americanos disseram que retomarão o controle de redutos de guerrilha como Samarra, Falluja e Ramadi até o final do ano, para que as eleições no país possam ocorrer conforme o planejado, em janeiro.

 

 

Redação Terra