30 de setembro de 2004 - 17:51

Mato Grosso do Sul começa a receber 70 computadores do MEC

Os 70 microcomputadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) para Mato Grosso do Sul já começaram a chegar. O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Campo Grande, que funciona na escola estadual Hércules Maymone, recebeu hoje 10 microcomputadores, uma impressora laser e componentes de rede de informática.

O programa do Ministério da Educação está destinando mais 60 máquinas, que serão distribuídas em lotes de 10, para seis escolas estaduais da Capital e duas escolas municipais de Dourados. Como contrapartida da parceria do ministério com o Governo Popular, a Secretaria de Estado de Educação (SED) instalou as redes elétrica e lógica e comprou os móveis necessários para o funcionamento das salas de tecnologia educacional das escolas beneficiadas. “As salas já estão preparadas para receber os computadores”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

As escolas da Campo Grande contempladas são: Amando de Oliveira, Blanche dos Santos Pereira, José Antônio Pereira e Padre José Scampini. As unidades da rede municipal de Dourados, Loide Bonfim Andrade e Professor Manoel Santiago de Oliveira, vão receber 10 máquinas cada. No pacote de equipamentos do Proinfo estão previstos scanners e impressoras.

Os computadores contam com o sistema operacional Linux instalado, que é de uso gratuito. Para aprender a utilizar o programa, 20 técnicos dos NTEs de Campo Grande, de Corumbá, Dourados e Três Lagoas participarão de um curso no núcleo da Capital, de 4 a 11 de outubro.

Os computadores para as escolas de Campo Grande vão se somar aos do projeto Informática na Educação - Preparando o Cidadão do Século 21, implantado pelo Governo Popular nas 80 escolas da rede estadual da Capital.
 
APn