30 de setembro de 2004 - 10:41

Capoeiristas especiais são destaques em mostra de artes

Vinte integrantes do grupo de capoeira do Centro de Educação Especial Bem-me-quer, de Pedro Gomes, percorreram 300 quilômetros para fazer sua estréia fora do município, ontem à noite, na 5ª Mostra de Arte Especial e a 1ª Mostra Estadual de Arte Especial, que acontecem no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande.

Uma das atrações dos eventos, a roda de capoeiristas apresentou ao público um exemplo de ação social e educativa de sucesso. Nele, crianças, jovens e adultos, com tipos diferentes de deficiências - visual, auditiva, mental e combinadas às de motricidade, em alguns -, melhoram sua qualidade de vida a partir do envolvimento nas atividades.

Segundo uma das responsáveis pelo projeto, a professora Luzenir Severo dos Santos, o grupo começou a praticar capoeira há um ano e os resultados são excelentes. “Alguns alunos não se integravam. Agora, vemos que estão mais seguros, socializam-se mais. Eles passam a ter mais autonomia e a permitir que seus familiares também tenham”.

Os avanços também foram verificados no aprendizado escolar. O grupo completo conta com 55 integrantes, matriculados no ensino fundamental e no projeto de educação profissional na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Gomes. “Os alunos participam das aulas com mais gosto, e viagens como esta despertam a curiosidade deles, que procuram ler as placas de trânsito e outros escritos”, conta Luzenir.

Os alunos Marcelo Filipini, que tem síndrome de Down, e Paulo Sérgio de Souza, com deficiência mental, são os que mais se destacam na roda de capoeira treinado pela professora Kátia Elvira Bedim Godoi. O projeto de capoeira é mantido por uma parceria entre Apae, prefeitura, Secretaria de Estado de Educação (SED) e comunidade.

Os alunos do Centro Bem-me-quer também fazem apresentações de quadrilha. Na educação profissional, oferecida pela Apae, os alunos cuidam de uma horta e cultivam mudas em um viveiro. Em breve, a entidade vai inaugurar uma nova opção de atividade aos alunos: uma fábrica de sacola.

A 5ª Mostra de Arte Especial e 1ª Mostra Estadual de Arte Especial prossegue hoje à noite, com exposição de trabalhos e apresentações. Os eventos são organizados pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento de Talentos (CCDT), criado pela Secretaria de Estado de Educação (SED).
 
 
Agência Popular