29 de setembro de 2004 - 07:23

Uso de anabolizante leva dois jovens para o hospital no DF

Dois jovens estão internados em cidades-satélites de Brasília por terem utilizado um anabolizante animal. Uma das vítimas está em estado gravíssimo.

Segundo boletim emitido pelo Hospital Regional do Gama, Silvio Santana de Couto, 19, está internado desde o último dia 16, depois de apresentar cefaléia e convulsões.

O rapaz, que mora em João Pinheiro (MG), foi transferido para o hospital do Gama já em coma. Inicialmente, os médicos suspeitavam que Couto havia sido envenenado. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a mãe e amigos do rapaz disseram que ele havia utilizado o ADE, um complexo vitamínico usado para engordar bovinos.

Couto está em estado gravíssimo, com "comprometimento neurológico severo", afirma o hospital.

O outro jovem internado por usar o ADE é Roniel da Silva Lima, 18. Ele está no Hospital Regional de Sobradinho desde o último dia 25. Segundo o hospital, ele apresenta melhora e não corre risco de morte.

Lima foi internado após apresentar dor nos braços e no tórax. De acordo com o hospital, o próprio paciente informou que usava anabolizantes.

Morte

No último dia 9, o atendente Jackson Vieira de Souza, 21, morreu no Hospital de Base de Brasília, após tentar "inflar" os músculos ao tomar doses de um combinado para uso animal de anabolizante e complemento vitamínico.

Souza, que era de Padre Bernardo, cidade goiana que fica a 120 km de Brasília, havia sido internado no último dia 3.

Outros cinco jovens também foram internados por utilizarem as mesmas substâncias. Os seis jovens se conheciam e, segundo a Polícia Civil, receberam a dose do produto da mesma pessoa.
 
 
Folha On Line