28 de setembro de 2004 - 17:49

Pesquisa aponta mais distância entre Bush e Kerry

O presidente George W. Bush ultrapassa novamente com comodidade o adversário democrata, John Kerry, nas pesquisas, já que recebe 48% das intenções de voto contra 40%, segundo uma sondagem do Instituto Pew divulgado hoje, cinco semanas antes da eleição presidencial americana.

Uma sondagem do mesmo instituto, divulgada no dia 16 de setembro, falava em empate técnico. A recuperação do presidente republicano está mais vinculada à percepção que têm os eleitores da debilidade de Kerry, sobretudo no que diz respeito à capacidade para dirigir o país do que a uma melhoria das opiniões sobre Bush, explica o Instituto, que fez o estudo entre os dias 22 e 28 de setembro.

Os eleitores têm, no entanto, menos confiança em Bush para administrar a situação no Iraque (46%, contra 52% na pesquisa precedente). Mas Kerry não consegue beneficiar-se dessa queda, já que só recebe a confiança de 38% das pessoas ouvidas sobre esse tema.

Kerry mantém a vantagem em relação a questões econômicas, mas não consegue avançar (46%, contra 47% em meados de setembro), enquanto 60% dos americanos consideram que a saúde da economia vai mal ou é simplesmente aceitável.

 

Terra