28 de setembro de 2004 - 17:41

Cartilha ensina produtor a implantar piscicultura no Estado

Ainda esse ano os novatos no ramo da piscicultura vão poder contar com um bom aliado na hora de começar o negócio. A Câmara Setorial da Piscicultura, desde novembro do ano passado, está preparando um material com indicação passo a passo de como implantar a atividade.

O material, que foi dividido em duas partes – uma que ficará à disposição dos produtores (15 passos para implantar a piscicultura), e outra que terá um perfil mais técnico e burocrático, que será disponibilizada no site www.seprotur.ms.gov.br –, já foi revisado e encaminhado para o Ibama (Instituto Brasileiro do Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis), em Brasília, onde será finalizado e então encaminhado para reprodução.

Participam do trabalho, além da Seprotur, o Ibama, Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Estensão Rural (Idaterra), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro de Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul) e Projeto Pacu.

A estimativa, segundo o assistente-técnico da Câmara, vinculada à Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), Fernando Vilas Boas, é de que até o final deste ano a cartilha já esteja disponível. “Num primeiro momento estaremos disponibilizando esse trabalho aos piscicultores através das agências do Iagro e Idaterra. Para complementar esta ação, vamos lançar, em 2005, um outro trabalho: um manual de boas práticas para a piscicultura”, antecipa Vilas Boas.