28 de setembro de 2004 - 17:13

MEC destina 60 computadores a seis escolas públicas de MS

A partir de amanhã, quatro escolas estaduais e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Campo Grande, além de duas escolas municipais de Dourados, vão receber do Ministério da Educação (MEC) 70 microcomputadores. Os equipamentos são fornecidos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).

Como contrapartida da parceria do ministério com o Governo Popular, a Secretaria de Estado de Educação (SED) instalou as redes elétrica e lógica e comprou os móveis necessários para o funcionamento das salas de tecnologia educacional das escolas beneficiadas. “As salas já estão preparadas para receber os computadores”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

Em Campo Grande, os micros serão destinados em quantidade igual, 10, às escolas estaduais Amando de Oliveira, Blanche dos Santos Pereira, José Antônio Pereira e Padre José Scampini - e ao NTE, centro que funciona na Escola Estadual Hércules Maymone e onde são realizadas capacitações em informática dos profissionais da educação.

As escolas municipais Loide Bonfim Andrade e Professor Manoel Santiago de Oliveira, ambas de Dourados, também vão receber 10 máquinas cada. No pacote de equipamentos do Proinfo estão previstos scanners e impressoras, mas a quantidade para cada escola ainda não foi confirmada.

Os computadores contam com o sistema operacional Linux instalado, que é de uso gratuito. Para aprender a utilizar o programa, 20 técnicos dos NTEs de Campo Grande, de Corumbá, Dourados e Três Lagoas participarão de um curso no núcleo da Capital, de 4 a 11 de outubro.

Os computadores para as escolas de Campo Grande vão se somar aos do projeto Informática na Educação - Preparando o Cidadão do Século 21, implantado pelo Governo Popular nas 80 escolas da rede estadual da Capital.

 

Fonte: Agência Popular