28 de setembro de 2004 - 16:21

Aluno da área rural tem pior desempenho escolar, diz MEC

Avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) em estudantes da 4ª série do ensino fundamental demonstra que os estudantes da área rural brasileira têm pior desempenho que os que estudam nas cidades. A pontuação é 29,2 pontos menor. de acordo com o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/2003). A região Nordeste apresenta a maior diferença, 23,2, contra 15,7 da Região Sudeste, com a menor diferença. A comparação entre as regiões mostra, ainda, que os estudantes da área urbana com desempenho melhor estão na Região Sudeste (182,5) e os com menor aproveitamento na avaliação concentram-se na Região Nordeste (158). Na Região Centro-Oeste, as crianças tiveram desempenho de 172,5 em língua portuguesa e 180,2 em matemática. Na zona urbana, a pontuação foi de 174 e 181,5 em português e matemática, respectivamente. Na zona rural, foi de 151,8 e 162,6, nas mesmas matérias. De acordo com o Saeb, na 4ª série do ensino fundamental é esperado que o estudante alcance 200 pontos em leitura, patamar considerado minimamente satisfatório. O Saeb foi aplicado pelo Inep/MEC a uma amostra de estudantes da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, de todas as unidades da Federação. No caso da educação rural, a amostra do Saeb é construída para apresentar resultados para a 4ª série e por região geográfica.

 

 

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