28 de setembro de 2004 - 10:10

Brasil se despede de Atenas com ouro no futebol

A seleção brasileira de futebol de cinco (para deficientes visuais) conquistou a medalha de ouro nesta terça-feira, último dia de disputa dos Jogos Paraolímpicos de Atenas.

O Brasil só conseguiu superar a Argentina na final nas cobranças de pênaltis (3 a 2). Severino Silva, Mizael Oliveira e Damião Ramos marcaram para o time brasileiro, enquanto Oscar Moreno e Silvio Velo fizeram pela Argentina. No tempo normal de jogo as equipes ficaram no empate por 0 a 0.

Com o resultado, a equipe brasileira encerra sua participação em Atenas invicto, com seis vitórias, 14 gols a favor e nenhum sofrido. Além disso, o Brasil teve o artilheiro do campeonato, João Silva, com nove gols, dois a mais que o segundo colocado, o francês Frederic Villeroux.

Na disputa da medalha de bronze, a Espanha bateu a Grécia por 2 a 0 e ficou com o terceiro lugar.

O feito da equipe de futebol de cinco é histórico para o País, já que a equipe olímpica nunca ganhou ouro.

Na segunda-feira, no futebol de sete (para atletas com paralisia cerebral), o Brasil ficou com a medalha de prata após perder a final por 4 a 1 para a Ucrânia.

O ouro desta terça-feira fez o Brasil subir da 15ª para a 14ª colocação no quadro de medalhas. O País ultrapassou o México e passou a ser a terceira potência das Américas nos Jogos, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá.

Esta foi a melhor participação brasileira na história das Paraolimpíadas - 14 ouros, 12 pratas e 7 bonzes no total. O recorde de 33 medalhas supera os números da última, em Sydney, quando o país conquistou 6 ouros, 10 pratas e 6 bronzes.

 

Terra Redação