28 de setembro de 2004 - 09:15

Luz para Todos já beneficia 1,3 mil pessoas no Estado

Os contratos para a implantação de eletrificação que foram assinados há cerca de 90 dias no Estado começaram hoje a ser entregues, beneficiando 292 propriedades e 1,3 mil pessoas com investimentos de R$ 1,3 milhão. Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, juntamente com a inauguração da eletrificação no assentamento Vista Alegre em Sidrolândia, outras quatro foram entregues também nos assentamentos: Margarida Alves (Rio Brilhante); Vacaria (Sidrolândia), Capão Bonito III (Sidrolândia) e Jucal (Naviraí).

“Esse é um passo muito importante, pois Mato Grosso do Sul torna-se um marco do Luz para Todos nacionalmente por ter saído na frente e já estar entregando as obras”, afirmou Valteci de Castro. Na opinião do secretário de Desenvolvimento Agrário, o programa resgata uma divida do governo com a população de inclusão social. Até o fim de 2004, serão investidos R$ 15,9 milhões no programa Luz para Todos no Estado beneficiando 4,2mil famílias.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores familiares do assentamento Vista Alegre, Raimundo Felipe Pastoura, afirmou que a mudança com a chegada da energia elétrica é total para as 49 famílias que produzem leite, bicho da seda e hortifrutigranjeiros. “Estávamos esquecidos por cinco anos, e agora podemos produzir mais e melhor, a luz chegou na hora certa e todos estão muito felizes, porque além do incremento na economia, poderão ter suas televisões e geladeiras também. Agradecemos muitos aos governos federal e estadual por isso”, avaliou.

Descendente de escravos e matriarca da comunidade São Miguel em Nioaque, Joaquina de Souza, 108 anos, foi presença especial na cerimônia de inauguração das primeiras instalações elétricas do Luz para Todos e através de um dos filhos, agradeceu o benefício. “A chegada da luz para nossa comunidade que possui outras onze pequenas propriedades significa a realização de um sonho”, disse.

Sensibilizado com a história de Joaquina, o senador Delcídio do Amaral a homenageou durante seu discurso. “Dona Joaquina é o exemplo da exclusão social que acaba a partir de agora, ela passou parte do século 19, todo o século 20 e agora no século 21 está tendo acesso a energia elétrica, sendo Mato Grosso do Sul referência do Luz para Todos em todo país, mostrando que quando há vontade e parcerias as coisas dão certo”, afirmou.
 
 
APn