27 de setembro de 2004 - 17:25

Informatização vai agilizar 30% do andamento de processos

 

A partir de hoje, a 3a. Vara do Juizado Especial - Mata do Jacinto, e na Casa da Cidadania, em Campo Grande já estão com o Sistema de Automação Judiciária (SAJ).

Com a informatização, os processos passam a ser cadastrados de maneira on-line, interligados pela Internet. Para o usuário, as vantagens são inúmeras, já que todos os procedimentos realizados nos Juizados Especiais poderão ser consultados de qualquer parte do mundo, no Portal do Tribunal de Justiça.

Para os servidores dos Juizados, o Sistema também traz benefícios porque eles vão contar com acesso à Intranet. Serão disponibilizados links que auxiliam na pesquisa e consulta de jurisprudências e leis úteis para a conclusão de processos.

No caso da Justiça Itinerante, os dados comuns serão colhidos durante o atendimento nos bairros e serão baixados no sistema logo após o retorno à Casa da Cidadania.

O SAJ vai agilizar 30% do andamento dos processos. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça, só na 3a. Vara, da Mata do Jacinto, a estimativa é que cerca de 2.500 processos estejam em tramitação. Na Casa da Cidadania, onde funcionam as varas de trânsito, criminal e dos juizados especiais, são mais de 3 mil processos em andamento, fora os da Justiça Itinerante.


Com a automação, os "Se houver acordo, por exemplo, a sentença já será encaminhada automaticamente para o Fórum", explica o diretor do Departamento de Automação Judiciária. (DAJ), Antônio Rodrigues Filho.

Pelo sistema antigo, também se digitavam as ações, porém o trabalho se limitava ao cadastro do andamento dos processos e não havia automação nas expedições, na carga e nos outros procedimentos.

 

RMT Online