27 de setembro de 2004 - 15:43

MS tem mais de 174 mil idosos, segundo IBGE

Hoje é o dia Nacional do Idoso. O levantamento mais recente feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que essa fatia da população, no Estado, é formada por mais de 174 mil pessoas.

 

Pessoas, que, às vezes, nem sabe que tem direitos garantidos por lei. Neste fim de semana, entidades se reuniram em Campo Grande e resolveram dar dois presentes a terceira idade: cidadania e informação.

 

O dia dedicado a eles. No estilo prestação de serviços. Quem procurou informação sobre aposentadoria encontrou explicações. E os direitos do idoso? O idoso Hayde Mendes Foutoura, de 75 anos, não sabia sobre a gratuidade em viagens intermunicipais. Tirou a carteira para viajar de graça na hora. “Vou muito para Ponta Porã, agora vou poder ir mais tranqüilo”, disse.

 

O benefício é concedido para quem tem mais de 65 anos. Basta apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Athayde Ramão de 71 anos tinha direito há muito tempo mas só agora tirou a gratuidade.

 

A maior procura foi pelo serviço de saúde durante os eventos no Horto Florestal, neste domingo. Mais de 800 idosos fizeram exames e receberam orientação de especialistas.

 

Uma furadinha no dedo e o nível de açúcar no sangue sai em seguida. O exame pode indicar se a pessoa está ou não diabética.

 

Pelo estatuto, é considerado idoso quem tem 70 anos ou mais. O estatuto foi sancionado em outubro de 2003 e entrou em vigor no dia primeiro de janeiro deste ano.
 
 
TV Morena