27 de setembro de 2004 - 08:23

Com bancários em greve, saiba como fazer pagamentos

Com a greve dos bancários, transações como o pagamento de contas e de faturas de cartões de crédito estão se tornando mais difíceis. No texto abaixo estão algumas opções que os consumidores têm para efetuar pagamentos durante a paralisação da categoria.

O Procon alerta, porém, que os consumidores não são obrigados a quitar os débitos de forma "não-física". Ou seja, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de os clientes escolherem como preferem pagar.

INTERNET: Os pagamentos podem ser efetuados por meio do número correspondente ao código de barra das contas. Alguns bancos exigem que o cliente tenha uma assinatura eletrônica para realizar as operações pela rede, que incluem a checagem de saldo.

TELEFONE: Os pagamentos podem ser feitos usando o telefone do banco (encontrado no site da instituição) em que a pessoa é correntista, por meio do número correspondente ao código de barra das contas. Alguns bancos exigem que o cliente tenha cadastro especial para acessar este serviço.

LOTÉRICAS: Prestam serviços como consulta de saldo, saques (até o limite de mil reais), depósitos (até R$ 500), pagamentos de contas de serviços públicos (até mil reais) e de boletos emitidos por outras instituições (até R$ 300, desde que o título não esteja vencido). Há lotéricas, porém, que fazem restrições: estabelecem limites mais baixos para o pagamento de contas de pessoas que não são clientes da Caixa Econômica Federal. Se a conta for maior que o limite aceitável pelas lotéricas, o consumidor pode pedir ao credor que emita vários boletos no valor máximo aceito. Algumas farmácias, agências dos Correios e supermercados também funcionam como correspondentes bancários, isto é, recebem pagamentos, com limite estipulado de acordo com o convênio com os bancos.

CAIXAS ELETRÔNICOS: Os boletos bancários podem ser pagos nos terminais dos bancos por meio de leitura ótica do código de barras ou da digitação dos números desse código. Mas consumidores reclamam que os sistemas de alguns bancos estão saindo do ar. A maioria dos terminais de auto-atendimento funciona das 6h às 22h.
 
 
RMT Online