27 de setembro de 2004 - 08:07

Prazo para destruição da soqueira do algodão termina quinta

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em função da alegação dos agricultores de que as condições climáticas na região norte do Estado não eram favoráveis, resolveu prorrogar por mais 30 dias o prazo para a destruição da soqueira do algodão. O prazo, que, em primeiro momento ficou agendado para 31 de agosto, foi então estendido para 30 de setembro, impreterivelmente.

Conforme o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal do Iagro, Gonçalo Sabino, “a partir do dia 1º de outubro a fiscalização do Iagro deverá autuar os produtores que não executarem a destruição da soqueira”.

Ainda segundo Sabino, visando à colaboração do produtor, “o Iagro criou Certificado de Destruição de Soqueira de Algodão para os agricultores que cumprirem a legislação destruindo os restos culturais de algodoeiros nos prazos pré-estabelecidos”.

Conforme a portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, e que se refere à criação do certificado, ficaram reiteradas as três visitas por técnicos até que seja lavrado o auto de infração, caso o produtor não respeite a legislação. Para a expedição do certificado, as propriedades com extensão inferior a 100 hectares terão que pagar uma taxa de R$ 15,75 e nas demais R$ 52,50.
 
 
RMT Online