24 de setembro de 2004 - 15:47

CRO confirma 3 casos de prática ilegal da profissão em MS

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul recebeu hoje mais três denúncias de prática ilegal da profissão de dentista em Dourados. Os fiscais do CRO/MS já averiguaram os locais suspeitos e constataram a irregularidade. A equipe de fiscalização do Conselho esteve, nesta manhã, na Vigilância Sanitária aguardando uma posição do cirurgião-dentista e coordenador da Vigilância, Valdir Gasparoto, que depende da autorização do Ministério Público para iniciar a apreensão dos equipamentos dos ‘práticos’, como são denominadas as pessoas que nunca passaram por uma faculdade de odontologia e exercem ilegalmente a profissão.

O presidente do CRO/MS, Anísio Lima da Silva, está em Dourados e explica que esse tipo de prática ainda é comum, principalmente nas cidades do interior do Estado. “Sem nunca ter cursado uma faculdade, estes falsos profissionais colocam em risco a saúde das pessoas que são atendidadas e que, muitas vezes, nem sabem que eles não são cirurgiões- dentistas”, explica Anísio.

Para realizar a operação, a equipe de fiscalização conta com o apoio da Polícia Militar de Dourados, que garante a segurança de todos os envolvidos. Ontem, quinta-feira, 23 de setembro, Constâncio Teixeira, de 59 anos, teve seus equipamentos apreendidos devido a confirmação de prática irregular. O falso dentista mantinha um consultório na rua Antônio Emílio de Figueiredo, quase esquina com a rua Albino Torraca, em Dourados.

A população pode colaborar com o Conselho Regional de Odondologia denunciando os profissionais suspeitos de irregularidade através do telefone (67) 421-1608, em Dourados, (67) 321-0149, em Campo Grande, ou pelo site www.croms.org.br.
 
MS Noticias