24 de setembro de 2004 - 13:14

Julgamento de Saddam Hussein é improvável este ano

O julgamento do presidente iraquiano deposto Saddam Hussein provavelmente não se realizará este ano, informou hoje um alto funcionário americano em Bagdá, contradizendo o primeiro-ministro Iyad Allawi, que afirmou que poderia começar em outubro. "O julgamento não é para já", disse aos jornalistas este funcionário, que pediu o anonimato, estimando que será muito difícil organizá-lo antes do final de 2004.

Esta fonte explicou que os 21 juízes de instrução encarregados do processo continuam trabalhando e que precisarão de tempo para fechar o expediente. Segundo este funcionário, a deterioração das condições de segurança é outro elemento que vai retardar o julgamento, já que os juízes devem percorrer o país para reunir as provas. Allawi informou no dia 18 de setembro que o julgamento poderia começar em outubro.

Saddam Hussein foi capturado pelas forças americanas em dezembro de 2003. No dia 1º de julho de 2004, compareceu ante um tribunal iraquiano que o notificou de sete acusações de "crimes contra a humanidade" por sua implicação no extermínio dos curdos em Halabja em 1988, as valas coletivas, a guerra contra o Irã, a violenta repressão da rebelião xiita depois da Guerra do Golfo, em 1991, a invasão do Kuwait, o massacre da tribo Barzani nos anos 80 e os assassinato premeditados de chefes de partidos políticos e de dignitários religiosos.

 

 

Terra Redação