24 de setembro de 2004 - 07:46

Capital do Arroz Irrigado completa 75 anos

Rio Brilhante completa neste domingo 75 anos de emancipação político-administrativo. O município, conhecido como a Capital do Arroz Irrigado, tem se fortificado a cada ano pela grande potencialidade agropecuária e por seu povo arrojado.
Rio Brilhante situa-se numa região privilegiada do Estado, localizado com acesso fácil pelas rodovias BR-163 e BR-267, que liga aos grandes centros brasileiros. Por possuir vários fatores favoráveis, aliados ao espírito empreendedor de empresários, o município credencia-se como um lugar de oportunidades com excelentes perspectivas.
Rio Brilhante tem a sua vocação empresarial diretamente ligada à sua potencialidade natural. A agricultura representa 73% no recolhimento de ICMS. Por suas terras férteis e de excelente qualidade, destaca-se na produção agrícola do Estado, ocupando 1ª colocação no ranking estadual, em produção de cana-de-açúcar e arroz, a 2ª em produção de trigo e soja, a 4ª em feijão, 8ª em milho.
AGRICULTURA FAMILIAR
Grandes mudanças na agricultura de produção tecnológica deram início a atividade da grande maioria dos 714 produtores assentados pela reforma agrária, que de forma diferenciada, vem também buscando seu espaço e aproveitando a mão-de-obra de um grupo de mais de duas mil pessoas, que tem no campo sua atividade econômica.
Estas ações, ou gerando emprego ou fixando o homem no campo, marcam uma nova etapa na questão da geração de renda de uma comunidade que estava fora do processo produtivo.
Nunca se viu um crescimento tão acentuado na agricultura de Rio Brilhante desde os anos 70, época da chegada de migrantes sulistas em busca de terras férteis e produtivas quando houve um grande salto do setor no município.
A região estava quase que “adormecida” entre as grandes propriedades que atuavam na pecuária, não revelando o alto nível tecnológico local. Através de eventos tecnológicos, aliados às boas safras dos últimos anos, Rio Brilhante se mostra como um dos municípios mais importantes do Estado, no setor.
 
 
 
Diário MS