23 de setembro de 2004 - 17:58

Academias poderão alertar sobre riscos de anabolizantes

As academias de ginástica e clubes esportivos poderão ser obrigados a afixar em suas dependências placas alertando sobre as conseqüências do uso de anabolizantes, se o Projeto de Lei 4175/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), for aprovado pelo Congresso.
O parlamentar alerta que o número de consumidores de anabolizantes está aumentando. "E não são apenas os atletas em busca de melhor desempenho. Homens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga". Recentemente, alguns rapazes do município goiano de Padre Bernardo injetaram no corpo um anabolizante usado para engordar gado. Um dos jovens morreu em conseqüência da substância.
Nader informa que, nos Estados Unidos, os anabolizantes só podem ser vendidos com receita médica. "No Brasil, apesar da proibição de venda, a Vigilância Sanitária é falha e os esteróides continuam sendo consumidos em larga escala", denuncia o deputado.

Conseqüências
As placas de advertências deverão esclarecer que essas substâncias prejudicam o sistema cardiovascular e a atividade cerebral, causam lesões nos rins e no fígado e aumentam o risco de desenvolver câncer. Nader acredita que a divulgação desses malefícios vai desestimular os jovens a utilizarem essa droga, "que é corriqueiramente oferecida como se fosse inofensiva e milagrosa". As academias que descumprirem essa determinação poderão ser multadas e até ter o alvará de funcionamento cassado.
Por ter sido apresentado recentemente, ainda não foram definidas quais as comissões técnicas que vão analisar a proposta.
 
 
 
Agência Câmara