23 de setembro de 2004 - 17:38

Operação da Iagro vacinou mais de 5 mil animais

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que realiza há um mês, barreiras sanitárias contra a febre aftosa na fronteira do Brasil com o Paraguai, já vacinou 5.780 mil cabeças de gado.

A vacinação de urgência, que teve início há uma semana, abrange quatro municípios, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, e conta com a participação de mais de 60 funcionários da Agência, nove policiais militares e três veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O fiscal sanitário agropecuário, Fabiano Müller, informou que são cinco barreiras fixas de fiscalização, além de quatro equipes volantes. “Outras dez barreiras estão sendo implantadas, mas algumas já estão em operação”.

De acordo com a Iagro, até agora, a vacinação atingiu somente o município de Paranhos, mas será realizada nos outros locais onde as barreiras estão presentes.

Ainda não há confirmação de nenhum foco de febre aftosa no país vizinho. Mas a vigilância no lado brasileiro é cada vez mais intensificada.

Calendário

O gestor de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Afonso Dutra de Oliveira, explicou que o calendário de vacinação no Estado será seguido normalmente. “A vacinação contra a febre aftosa tem início em novembro”. A Iagro espera vacinar 23,5 milhões de cabeças de gado.

“Na estimativa não computamos o Pantanal, que tem a opção de vacinar em maio ou em novembro”. Esta é a terceira etapa da vacinação contra a aftosa no Estado, sendo que todo o rebanho de Mato Grosso do Sul deverá ser imunizado.
 
 
RMT Online