23 de setembro de 2004 - 08:04

Frigorífico de peixe será inaugurado 6ª feira

A atividade de piscicultura ganha um reforço em Mato Grosso do Sul. O governo estadual, através do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior(Mineiro), inaugura na próxima sexta-feira a primeira agroindústria para filetagem de peixe do Programa Prove-Pantanal (Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária), no município de Mundo Novo.

Os recursos de R$ 106 mil para construção da unidade coletiva foram liberados através do Fundo de Investimento Social (FIS) em parceria com a Prefeitura de Mundo Novo. O projeto coordenado pelo Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Ténica e Extensão Rural) vai beneficiar diretamente 22 famílias da Coopisci, cooperativa de piscicultores.

Indiretamente serão beneficiadas mais de 200 famílias de produtores distribuídas nos municípios de Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Japorã. Esta atividade agregará valor à produção de pescado além de estimular novos agricultores familiares a diversificar a produção com piscicultura.

O frigorífico terá capacidade para processar 12 mil quilos de peixe por dia e está instalado em uma área de 5,5 hectares doada pela prefeitura. Mundo Novo é a segunda unidade administrativa do Estado em lâminas de água, com tanques para produção de peixes em cativeiro ocupando 170 hectares. Essa agroindústria, que será administrada em sistema coletivo, será a primeira que vai trabalhar com peixes e faz parte do Projeto de Apoio aos Agricultores Familiares e Pescadores para o Desenvolvimento da Piscicultura de Mato Grosso do Sul, que vem sendo desenvolvido também em Três Lagoas, Selvíria e Brasilândia.

A meta é implantar uma agroindústria também em Três Lagoas. Até 2006 deverão ser capacitados 850 agricultores familiares, 175 técnicos e mais 80 hectares de tanques para piscicultura serão construídos.
 
 
Agência Popular