23 de setembro de 2004 - 07:33

70% das escolas devem ter controle de freqüência até 2005

O ministro da Educação, Tarso Genro, disse, hoje, que o controle de freqüência dos alunos das escolas públicas deverá chegar a, pelo menos, 70% das escolas públicas de todo país até o final do ano que vem. “O controle absoluto da freqüência, que vai permitir a utilização de meios tecnologicamente avançados através de cartão magnético e de impressão digital, é um processo que começa no ano que vem, já abrangendo 60% a 70% das escolas“, informou o ministro.

De acordo com ele, neste momento o MEC estuda, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social, uma forma de garantir a contagem dos alunos, independente do processo de digitalização da freqüência estar pronto. “O controle da freqüência para o bolsa-família pode ser feito sem esse controle magnético”, revelou.

Segundo ele, mesmo com a intensificação das ações do controle da frequência, ainda este ano, continuam também os preparativos para a implantação do sistema digital, que contará com um cartão magnético para todos os alunos. “Esse ano será realizado experimentalmente e no ano que vem será processado, ao longo de dois anos, para toda rede pública”, afirmou Tarso.
 
Agência Brasil