22 de setembro de 2004 - 14:09

Registro de preços de MS é tido como o mais moderno do país

Matéria publicada na semana passada no site Agência Sergipe de Notícias, do governo do Estado de Sergipe, apontou o sistema de registro de preços do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, implantado através da Central de Compras, como o mais avançado do país.

O sistema de compras de Sergipe está sendo alterado desde março deste ano e representantes da Secretaria de Administração daquele estado visitaram a Central de Compras de Mato Grosso do Sul, no final do mês de agosto, para conhecer seu funcionamento. De acordo com o superintendente de compras do governo de Sergipe, Luciano Paz Xavier, a visita teve grande importância para orientar as mudanças implantadas.

O sistema de registro de preços tem como característica principal garantir a manutenção dos preços licitados durante o período de vigência do contrato (normalmente de 12 meses), dispensando a necessidade da realização de outras licitações para a mesma finalidade nesse período, o que gera economia. O governo não é obrigado a adquirir as quantias estimadas e as compras são efetuadas de acordo com as necessidades existentes. O governo de Mato Grosso do Sul já tem registrado os preços de cerca de 5.000 itens.

A Superintendência de Compras de Sergipe foi implantada em fevereiro deste ano e através dela as secretarias, órgão e autarquias do governo realizam suas aquisições de materiais e serviços. Desde que foi implantado o projeto de compras eletrônicas daquele estado, com pregões eletrônicos e presenciais (utilizados há anos em Mato Grosso do Sul), já teria sido obtida economia de quase R$ 7 milhões de reais, além de maior agilidade e transparência.
 
 
Apn