22 de setembro de 2004 - 13:04

Ônibus escolar cai em barragem e mata 17 no RS

Um ônibus escolar com 42 passageiros caiu em uma barragem, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, matando pelo menos 17 pessoas na manhã de hoje, segundo informa a Rádio Gaúcha. Treze sobreviveram, sendo que três foram atendidas no local e dez foram levadas com vida ao Hospital de Caridade para receber atendimento médico. Quatro já foram liberadas. De acordo com a Polícia Militar, o número de mortos pode chegar a 32. O prefeito Elói Zanella decretou luto oficial por três dias.

Havia pelo menos 29 estudantes entre os passageiros e 12 mulheres que pegavam carona no ônibus, além do motorista. O veículo, que ficou submerso por cerca de três horas, já foi retirado da água, porém nenhum corpo foi encontrado em seu interior. Equipes de mergulhadores ainda procuram desaparecidoa. Suspeita-se que os desaparecidos estejam no fundo da barragem, que tem oito metros de profundidade.

O motorista, identificado como Juliano Santos, de 24 anos, foi resgatado e recebe atendimento em um hospital da cidade. Os estudantes transportados diriamente pelo veículo tinham entre 10 anos e 25 anos. A prefeitura de Erechim contrata ônibus de uma empresa para fazer o transporte de filhos de agricultores para escolas.

O local está cercado e familiares angustiados aguardam a listagem com os nomes das vítimas. Muitos pais manifestam revolta com o acidente. Cinco ambulâncias estão na área.

O major João Alexandre de Oliveira, que comanda os trabalhos na região, disse que chovia no momento do acidente. O ônibus aparentemente teria tido problemas mecânicos num trecho de estrada de terra que corta a barragem.

O secretário Estadual de Educação, José Fortunatti, está viajando para Erechim.

 

 

Terra Redação