21 de setembro de 2004 - 17:29

Comercialização de banana está liberada só dentro de MS

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) proibiu a emissão da PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais), o que restringe a exportação de produtos para outras unidades da federação.


“Em virtude dos transtornos causados pela confirmação de dois focos da doença denominada Sigatoka Negra no Estado, em meados do mês de agosto, esclarece aos bananicultores de Mato Grosso do Sul que a PTV está suspensa por prazo indeterminado”, diz trecho de matéria da agência popular de notícias.

A permissão que vinha sendo expedida pela agência e permitia livre acesso para comercializar o produto em outros estados, não será mais emitida até que medidas sanitárias sejam adotadas com relação à Instrução Normativa (IN), n° 41 de 21 de junho de 2002, expedida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Apesar da instrução a comercialização dentro de Mato Grosso do Sul continua permitida, desde que acompanhada de Atestado de Desinfestação, ou seja, os frutos e caixarias devem ser tratados com produtos registrados pelo Mapa.

O Iagro está aguardando uma nova instrução normativa federal, que está sendo editada e, que flexibilizará a comercialização desses frutos até em regiões onde os mesmos se encontram contaminados com a doença, permitindo que os agricultores possam escoar a produção.
 
 
Grande FM