8 de setembro de 2007 - 10:45

Mais de 80 mil velaram Pavarotti, diz prefeitura de Modena

A visita pública à catedral de Modena, na Itália, para o velório do tenor Luciano Pavarotti foi encerrado por volta das 8h deste sábado e a prefeitura da cidade estima que mais de 80 mil pessoas foram prestar sua última homenagem ao ídolo italiano.
Uma verdadeira multidão ainda ocupa a Piazza Grande e, por meio de alto­falantes, a voz do tenor ainda ecoa por Modena. Na praça, também já estão instalados os dois ­telões que vão transmitir o funeral.
Durante a celebração, Andrea Bocelli cantará Ave Verum Corpus, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a soprano Raina Kabaivaska, Ave Maria dall Otello, de Verdi.
Em todo o esquema que evolve o funeral de Luciano Pavarotti estão trabalhando mais de 2 mil policiais, 300 funcionários da prefeitura de Modena e 200 voluntários da Proteção Civil italiana.
Quando o corpo deixar o Duomo de Modena, a patrulha aérea de acrobacia "Frecce Tricolore", deverá acompanhar o cortejo, riscando o céu da cidade e emocionando ainda mais a multidão, já bastante comovida.
O enterro será privado, reservado apenas à família e aos amigos mais íntimos. O corpo será sepultado no cemitério de Montale Rangone, distante oito quilômetros do centro da cidade.
Luciano Pavarotti será sepultado no mausoléu da família, onde já estão enterrados os pais do cantor e o seu filho Riccardo, gêmeo da pequena Alice.
Presenças ilustres no funeral
A presença do cantor irlandês Bono Vox, do U2, foi confirmada esta manhã pela prefeitura de Modena no funreal de Pavarotti.
Além do cantor, participam de cerimônia o presidente do Conselho de Ministros, Romano Prodi, o Ministro da Cultura e vice−presidente do conselho, Francesco Rutelli, além do embaixador dos Estados Unidos na Itália, Ronalds Spogli e do Principado de Mônaco, Philippe Blanchi.
Confirmada também a participação do ex­-secretário para as Nações Unidas, Kofi Annan. Franco Zeffirelli, Milly Carlucci, Gianni Mina, Tony Reis e Carla Fracci também participam da missa de adeus ao grande maestro.
Outros grandes nomes da música italiana, como Zucchero Fornaciari e Jovanotti estarão presentes. O diretor do Metropolitan de New York, Joe Volpe também estará entre os convidados da cerimônia fúnebre.
 
 
Terra Redação