21 de setembro de 2004 - 17:23

Presidente da Câmara de Glória de Dourados é indiciado

O delegado da Polícia Federal de Dourados, Rubens Lopes da Silva, afirmou ao Campo Grande News que cinco dos sete vereadores do município de Gloria de Dourados, a 274 quilômetros da Capital, foram indiciados por fraude contra o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). São eles: Antônio Amaral Cajaíba, José Bispo de Souza, José Rubio e Elmo Assis Corrêa, presidente da Câmara da cidade. O delegado também indiciou o ex-prefeito Jairo Vasconcelos.
De acordo com o delegado, um sexto vereador que supostamente estaria envolvido no caso acabou não sendo indiciado por falta de provas. Ele também ouviu as declarações do sétimo vereador, que, até então, não está envolvido na fraude.
O delegado destacou que os trabalhos, que iniciaram há pouco mais de cinco meses, ainda prosseguem. Até o momento, 32 inquéritos foram instaurados e pelo menos 90 pessoas já foram indiciadas de um total de 160 oitivas. Segundo Rubens da Silva, os beneficiados com a fraude vão responder na Justiça por uso de documento falso. Já os articuladores da fraude, dependendo do grau de envolvimento, podem ser processados por crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha e estelionato.
Rubens da Silva contou que agora após o indiciamento, os processos serão encaminhados para a Justiça e, posteriormente, para o Ministério Público, que analisará se vai ou não oferecer a denúncia contra os envolvidos no caso.
O Campo Grande News entrou em contato com a Câmara de Glória de Dourados, mas os funcionários informaram que os vereadores não estavam presentes na Casa. Os parlamentares devem participar apenas da sessão nesta terça-feira, a partir das 19h30. Uma funcionária informou que o presidente da Câmara, Elmo Assis Corrêa, estava em uma chácara e não há comunicação com o local.
Dos vereadores citados na investigação da PF, apenas Antônio Amaral Cajaíba e José Rubio não concorrem à reeleição. Apesar do delegado afirmar que José Sabino Sobrinho se apresentou como vereador, mas os funcionários disseram que ele é apenas ex-vereador e ex-vice-prefeito.