8 de setembro de 2007 - 07:27

Aftosa deixa divida de R$ 40 milhões para produtores de 5 municípios

Os focos de febre aftosa descobertos em outubro de 2005 nos municípios de Japorã, Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí deixou uma dívida de quase R$ 40 milhões nas costas dos agricultores familiares das cinco cidades. A projeção é do prefeito de Japorã, Rubens Freire Marinho (PT), o “Rubão”, explicando que os produtores já enfrentavam crises referentes a dois anos de seca na região que prejudicou a agricultura.

“Existem hoje produtores que, além de perderem tudo, estão endividados junto ao Banco do Brasil. É injusto com o nosso produtor que trabalha de sol a sol para colocar o pão na mesa de todos nós e hoje o pão falta na sua própria mesa porque o Estado e a União não estão se unindo pra fazer a sua parte e abandonando esses produtores”, disse Rubão.

As propostas de abatimentos de dividas anunciadas pelo Banco do Brasil, de acordo com os prefeitos Humberto Amaducci (Mundo Novo), Mara Caseiro (Eldorado) e Lídio Ledesma (Iguatemi), se quer amenizam a situação do endividamento dos produtores dos cinco municípios que foram afetados.

“Estamos a um passo da paciência desses produtores se esgotarem porque até agora só ouviram conversa e, junto com a gente, eles vêm apoiando ações e cumprindo prazos que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) estabelecem. Mas se dia 30 essa realidade não mudar já não temos mais a certeza do que vai acontecer e qual será a reação deles”, comenta o prefeito de Japorã.