6 de setembro de 2007 - 17:28

Pernambuco terá presídio para jovens de 18 a 24 anos

O convênio que permite a construção de um presídio destinado a acolher jovens com idade entre 18 e 24 anos foi assinado nesta quinta-feira entre o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. "O terreno será apresentado pelo Estado a partir da relação conveniada. Sabemos que o projeto vai demandar investimentos de R$ 12 milhões e a população carcerária não pode ultrapassar 400 pessoas", declarou Tarso.
A idéia é afastar os jovens da convivência com líderes de organizações criminosas encarcerados em presídios comuns. Segundo o governador, existem três opções de áreas propícias para o empreendimento. Elas devem ser encaminhadas ao Ministério da Justiça a partir da próxima semana.
O objetivo da visita do ministro à capital pernambucana foi apresentar as diretrizes que vão nortear o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) ao prefeito de Recife e de mais quatro cidades da região metropolitana: Olinda, Paulista, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.
Esses municípios foram selecionados para receber com prioridade os recursos que serão aplicados nas políticas de segurança pública, com a intenção de reduzir os índices de criminalidade. Para a prefeita de Olinda, Luciana Santos, a integração das ações vai contribuir para barrar o avanço da criminalidade.
O Pronasci foi lançado em agosto e abrange projetos com investimentos de R$ 6,7 bilhões, voltados para áreas como emprego, educação, reestruturação do sistema penitenciário e repressão policial de forma qualificada em 11 regiões metropolitanas brasileiras com maior incidência de homicídios.
 
 
Terra Redação