6 de setembro de 2007 - 16:49

Tião quer agentes de saúde na zona rural de Glória de Dourados

O Vereador Sebastião Pereira (PSDB), da Câmara Municipal de Glória de Dourados apresentou Indicação a Prefeita Vera Regina Dalcin Baur, com cópia destinada a  Delma Ponciano Ferrari, Secretária Municipal de Saúde, após ouvido o colendo Plenário da Câmara Municipal nessa última terça- feira, no intuito de concentrar esforços com o objetivo de atender a população da zona rural através dos Agentes do PAC´s – Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

 

Na condição de lídimo representante da população gloriadouradense na tribuna desta Poder Legislativo, temos recebido inúmeras reivindicações para propormos à Prefeita Municipal, Drª Vera Regina Dalcin Baur, condições reais e positivas no que tange respeito ao atendimento na área de saúde aos moradores da zona rural.

 

Sabemos claramente que a Saúde em nosso país é descentralizada, tanto que, um percentual orçamentário é destinado com esta finalidade, porém, estamos sendo convocados por aqueles que residem em linhas e áreas rurais e que não estão sendo devidamente contemplados, conforme os ditames da lei.

 

Nossa intervenção neste sentido é de que possa ser estudada uma forma que tenha maior amplitude, que atinja todos os quadrantes do nosso Município, principalmente levando-se em consideração a marginalização dos ruralistas neste setor qualificativo, onde deve também, prevalecer à justiça social. Este pelo menos, é o clamor da nossa população rural que preconiza com evidências próprias, a urgente necessidade do atendimento por parte do Poder Público Municipal, pois, são ignorados em seus próprios redutos.

 

Como exemplo cristalino, podemos citar o município limítrofe de Jateí, onde os vizinhos recebem rotineiramente a visita dos Agentes Comunitários de Saúde, prestando atendimento à população da zona rural numa demonstração de que, o Poder Constituído avizinhado demonstra mais seriedade e preocupação neste setor tão primordial.

 

Tal exemplo poderia ser seguido pelas nossas autoridades constituídas. Desta forma, estaríamos prestando um serviço condizente com a realizada e a necessidade de cada cidadão e cidadã que habitam as terras gloriadouradenses.

 

Portanto, seria de bom alvitre o Poder Executivo Municipal envidar esforços no sentido de priorizar estas ações tão absolutamente necessárias ao povo da zona rural que estão desamparados na área de saúde, principalmente a preventiva.

 

Acreditamos no bom senso e na capacidade de desenvolver um trabalho significativo neste setor e nesta área, pois sabemos que a Prefeita é uma mulher de ações concretas e que tem amplo conhecimento devido ser versada em medicina. Acreditamos na administração municipal, cremos na autenticidade e na vontade, porém, é preciso que todos recebam condignamente o mesmo tratamento, porque a desigualdade, é um fator que não deve prevalecer em uma administração que preza pelos interesses de todos os cidadãos, mesmo aqueles que estejam incrustados em quaisquer recantos e, em todos os quadrantes desta terra chamada de – Glória de Dourados.

 

 

 

Fátima News