6 de setembro de 2007 - 15:37

E-mails de Alonso e De la Rosa podem ser novas provas da FIA

Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, as novas provas sobre o caso de espionagem na Fórmula 1 envolvendo a McLaren podem ser alguns e-mails trocados entre os espanhóis Fernando Alonso e Pedro de la Rosa, pilotos da escuderia.

De acordo com a publicação, ambos teriam prestado declarações à FIA sob a condição de não serem punidos se colaborassem com as investigações.

Nos e-mails, De la Rosa teria dito a Alonso as regulagens dos carros da Ferrari com base em informações do então desenhista-chefe da McLaren, Mike Coughlan - que estava em poder do relatório secreto de 780 páginas supostamente recebido do ex-chefe de mecânicos da Ferrari Nigel Stepney.

Ainda segundo a revista, alguns e-mails datam do início da temporada, o que contradiz a versão do chefe da McLaren, Ron Dennis, de que apenas Coughlan conhecia este relatório.

Na primeira sentença emitida pelo conselho da FIA, a McLaren foi apenas advertida, mas pode acabar punida se for descoberto que a escuderia utilizou as informações em detrimento do campeonato.

Se a hipótese for confirmada, a equipe inglesa - líder do Mundial de Pilotos, com o inglês Lewis Hamilton, e de Construtores - corre o risco de ser excluída não só do campeonato deste ano, mas também do ano de 2008.

 

Estadão