6 de setembro de 2007 - 05:30

Mapa adia mais uma vez resultado de sorologia de rebanho de MS

Adiada pela terceira vez a divulgação do resultado da sorologia do rebanho bovino em Mato Grosso do Sul. Segundo o superintendente Federal de Agricultura do Estado (SFA/MS), Orlando Baez, uma nova coleta de amostras será feita em 150 reses e o laudo somente ficará pronto entre os dias 25 a 30 de setembro.
 
A data inicial de divulgação da sorologia era 14 de agosto, mas segundo informações prestadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), houve prorrogação por conta de alterações de rotina nos procedimentos de análise laboratorial, o que interferiu no prazo para entrega dos resultados. Com isso, a previsão passo para os próximos 15 dias, ou seja, fim de agosto.
 
Hoje, Orlando Baez confirmou novo adiamento. Ele esteve participando de audiência pública em Japorã, com participação de cerca de 150 produtores do município, além Eldorado e Mundo Novo, regiões afetadas pela febre aftosa em 2005.
 
Baez diz que uma nova coleta será feita para se ter “maior segurança dos resultados”. O superintendente diz que a previsão deve ser que o resultado saia até dia 30 de setembro. O exame sorológico é importante para que Mato Grosso do Sul possa pleitear o status de área livre de febre aftosa com vacinação. Somente depois de conhecer o resultado da sorologia, o Mapa irá pedir à Organização Internacional de Epizootias (OIE) que envia ao Estado uma missão para fazer avaliação e aí, deferir ou não a certificação.
 
 
 
 
TV Morena