4 de setembro de 2007 - 16:48

Seleção inicia busca por vaga em Pequim

Há menos de um ano dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Seleção Brasileira masculina de vôlei dará, nesta quarta-feira, o primeiro passo rumo à competição olímpica. Na cidade chilena de Viña del Mar, o Brasil fará sua estréia no Campeonato Sul-Americano diante do Uruguai, a partir das 21h45 (de Brasília), no ginásio Polidesportivo.

» Veja mais fotos
» Confira a tabela

A Seleção comandada por Bernardinho quer o título para garantir uma vaga na Copa do Mundo, que será disputada em novembro, no Japão, onde as seleções que terminarem nas três primeiras colocações garantirão um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"É o começo da caminhada até Pequim. Não podemos vacilar. Precisamos, o mais rápido possível, conseguir nossa classificação para os Jogos Olímpicos", comentou o meio-de-rede Rodrigão.

O técnico Bernardinho também pede atenção total à equipe na competição.

"Não podemos ser negligentes neste Sul-Americano. É uma competição importante. Caso o Brasil vença já estará garantido na Copa do Mundo, no Japão, onde temos como objetivo garantir uma das três vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim", afirmou o treinador.

Das 26 edições do Sul-Americano, o Uruguai, primeiro adversário do Brasil, participou 21 vezes e os melhores resultados foram três medalhas de prata e outras três de bronze.

Por isso, o técnico Bernardinho pouco conhece os rivais. "O Uruguai é o adversário desta primeira fase que conhecemos menos. Nos últimos anos, não tem participado de competições importantes. É um time menos expressivo. Mesmo assim temos de ter atenção", disse, antes de comentar sobre a importância da competição.

"Vamos com nossa força máxima porque nossa meta é ganhar este Sul-Americano. Por isso, demos folga para a equipe principal após os Jogos Pan-Americano e, há duas semanas e meia, retomamos o trabalho focando este Sul-Americano", afirmou Bernardinho.

Giba, capitão e ponteiro do Brasil, ressaltou a preparação da equipe para a disputa.

"Primeiramente, precisamos nos classificar para a Copa do Mundo e, lá no Japão, buscar nossa vaga em Pequim. Nosso time vem de duas importantes competições que exigiram muito do grupo que foram a Liga Mundial e os Jogos Pan-Americanos. Mas conseguimos descansar após esta última e acredito que chegamos ao Chile em excelentes condições", completou Giba.

Na abertura do Grupo A, a Colômbia enfrentará a Venezuela, dirigida pelo brasileiro Ricardo Navajas, a partir das 19h30. Em Santiago, será disputada a Chave B. A partir das 19h, Paraguai e Argentina fazem a primeira partida, seguida, às 22h, por Chile x Peru.

 

 

Terra Redação