21 de setembro de 2004 - 13:09

Greve dos bancários atinge 24 capitais do Brasil

A greve dos bancários recebeu a adesão de mais seis capitais nesta terça-feira, atingindo 24 Estados, informaram os sindicatos da categoria, que voltam a se reunir com banqueiros na tarde de hoje para negociar.

O movimento, iniciado na última quarta-feira, recebeu a adesão dos bancários do Piauí, Alagoas, Sergipe, Roraima, Rondônia e Espírito Santo, que realizaram assembléias na véspera.

Segundo os sindicatos, praticamente metade da categoria cruzou os braços em todo o País e a expectativa é de que cidades do interior também entrem em greve.

Representantes dos banqueiros disseram, no entanto, que apenas cerca de 5% da rede bancária foi afetada pelos protestos.

Nesta terça-feira, os bancários têm nova rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em reunião marcada para as 15 horas.

A Fenaban pretende voltar à mesa com a mesma proposta rejeitada pelos bancários no início da semana passada, de reajuste de 8,5% com participação nos lucros de até 80% do salário.

Os bancários exigem aumento real de 17,68%, além do repasse de 6,2% da inflação medida pelo INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Terra