30 de agosto de 2007 - 08:33

Espécie exótica de árvore vira praga em Dourados

Uma espécie exótica de árvore vem tirando o sossego de agricultores e autoridades ligadas ao meio ambiente de Dourados. Originária da América Central, a Leucena (Leucaena leucocephala) espalhou-se por todos os parques urbanos da cidade em áreas de plantio.

Ela esta comprometendo o desenvolvimento de outras árvores, principalmente das nativas. Os rios podem sofrer as conseqüências, já que com as matas ciliares afetadas, os riscos de poluição e assoreamentos são mais intensos.

Segundo a bióloga Daniela Silveira Sangalli, do Imam (Instituto do Meio Ambiente), as plantas invadem, competem com espécies nativas e dominam o novo ambiente. A bióloga, que fez uma pesquisa juntamente com o engenheiro-agrônomo Márcio Correia Pereira, constatou que é necessário além da prevenção, realizar também o controle e manejo das árvores invasoras.

Para isso, o Imam pretende combater a espécie com o uso de produtos químicos e herbicidas para garantir a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento das espécies nativas, além da recomposição da mata ciliar e conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. "Cada espécie vai exigir uma forma de controle, muitas vezes associando duas ou mais destas classes, e sempre se deve considerar as características do ambiente invadido, sua integridade ecológica e sua capacidade de recuperar-se", disse.

Segundo Daniela, a espécie foi introduzida no Brasil para servir como forrageira para alimentar o gado. Como a planta não foi devidamente controlada propagou-se rapidamente e está sendo considerada como praga, pela forma agressiva de atuação no Meio Ambiente.

 

 

Dourados Agora

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");