30 de agosto de 2007 - 04:39

André autoriza programa para incrementar produção de leite

O governador André Puccinelli autorizou hoje (29) o início do programa “Balde Cheio”, de fomento à pecuária leiteira em Mato Grosso do Sul. Ao menos três mil pequenos produtores deverão ser beneficiados, segundo estimativa da Secretaria da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur). A secretaria será responsável pela coordenação do programa, com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

         Depois de pesquisar programas em diversos locais do Brasil, a Seprotur identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção, garantindo renda a pequenos produtores. Em regiões como São Carlos (SP) – onde o programa foi inicialmente implantado, por meio da Embrapa - e outros municípios do interior paulista, a experiência demonstrou resultados muito positivos.

         Melhores condições de produção

        As principais características do programa são a melhoria da pastagem, com adubação e irrigação, a rotação de animais na área e a melhoria genética. A qualidade da alimentação, essencial para a produtividade do animal, terá atenção especial. E não se trata apenas do tipo de alimento. Na experiência do Balde Cheio, as vacas leiteiras pastam durante a noite. Durante o dia, descansam, à sombra. “A digestão é melhor, aumenta a circulação sangüínea e diminui o gasto de energia”, relatou o superintendente de Agricultura e Pecuária da Seprotur, João Carlos Krug.

         A perspectiva é um salto gigante na produtividade. A média atual de produção diária em cada hectare é de três litros de leite. “Estimamos chegar a 13 litros”, informou Krug.

        Depois de conhecer o programa, o governador André Puccinelli autorizou o investimento inicial de R$ 124 mil, destinados à capacitação de 47 técnicos agropecuários da Agraer. Eles serão treinados para multiplicar conhecimento junto a outros técnicos e aos pequenos produtores rurais.

         Iniciativa privada

       O Banco do Brasil será parceiro na implantação do programa, financiando a compra de equipamentos para os produtores. “E, desta vez, vamos além do financiamento. Vamos acompanhar o andamento do programa de perto”, anunciou o superintendente Caio Neves. O banco vai associar a participação nesse novo programa a outro, que já é realizado, o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

 

 

Notícias.ms

 

 

MS Notícias