28 de agosto de 2007 - 16:36

Principais hotéis da cidade quase não possuem mais vagas

A cada dia que passa Dourados se destaca mais no cenário econômico estadual. O município que é o segundo maior do Mato Grosso do Sul é considerado pólo educacional conhecido também como cidade universitária, além disso, um dos principais meios de desenvolvimento sócio-econômico da cidade é proveniente do setor de agronegócios.

Essas características da cidade acabam fomentando um outro setor, o do turismo de eventos, gerando em algumas situações superlotação nos principais hotéis da cidade. Só durante essa semana duas universidades de Dourados estão realizando eventos. A Unigran – Universidade da Grande Dourados, que realiza a semana jurídica da instituição e a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, que está realizado semana acadêmica do curso de Matemática e congresso de Direito trazendo palestrantes de outros Estados.

Segundo Paulo Roberto Teló, empresário do ramo hoteleiro de Dourados, quando existem muitos eventos programados para o mesmo período fica complicado acomodar todos os hóspedes. Para que isso não aconteça ele sugere que o poder público elabore uma agenda cultural para a cidade. Hoje o hotel possui 153 leitos sendo que 70% deles estão ocupados.

“Se a prefeitura elaborasse um cronograma onde pelo menos os principais eventos da cidade estivessem agendados seria muito mais fácil. Essa semana mesmo um time de futebol deixou de se hospedar aqui porque 26 apartamentos estavam ocupados com participantes de um evento organizado pela Embrapa”, salientou Teló.

Dados da Secretaria de Empreendedorismo dão conta que em Dourados estão hoje registrados 26 hotéis, totalizando cerca de 1500 leitos.

 

Mídia Max